terça-feira, 12 de junho de 2012

Plano de Ensino Agrupamento II

Turma do Circo

PLANO COLETIVO DE ENSINO DOS AGRUPAMENTOS II
Professoras: Lucimara Rodrigues da Silva, Priscila Betioli, Selma Malheiros de Melo
Monitores/agentes: Consuleide C. de Souza, Andréa Miranda G. Santinelli, Simone dos Santos Chaves, Marina A.T. Borges, Marly da S. Lima, Nina C. Martins, Renata de Souza, Silvana P. de Oliveira, Roselene Batista de Oliveira, Ednéia Bovolon R. Ferreira, Patrícia Mangelo Ponciano, Renata Ribeiro C. Magalhães

A) Objetivo geral
            Ampliar os conhecimentos, as vivências, as experiências e os saberes que as crianças adquirem em outros espaços de vida, articulando-os ao contexto educativo. Levando em conta as diferentes culturas das quais são provenientes, para poder articular os diversos contextos de vivência e aprendizagens. Fortalecer as condições que ampliem as oportunidades de interação, cooperação, construção da autonomia,  responsabilidade e convivência em grupo.
            Ajudá-las na formação de atitudes cada vez mais elaboradas de compreensão da realidade.

Turma do Coelho
Objetivo específico   
·         Propor um ambiente estimulador para que a criança possa se desenvolver de maneira global, criando condições de estimulação adequada para a criança.
·         Estruturar progressivamente os dados da realidade, organizando-os de maneira a adquirir o conhecimento físico, afetivo e social.
·         Ampliar a capacidade de expressar o seu pensamento.
·         Interagir com objetos a fim de conhecê-los através da ação.

B) Justificativa
            Visto que a criança constitui-se como sujeito único e histórico, integrante de família que são igualmente singulares em uma sociedade concreta, o planejamento visa orientar a ação educativa na estruturação de seu cotidiano.
                                                “Ensinar consiste em proporcionar á criança aprendizagens significativas,partindo                                                dos conhecimentos prévios que ela possui, relacionando de forma contextualizada os                                                conhecimentos novos aos já existentes. Respeitando-se a fase de desenvolvimento                                                pessoal de cada          criança e as especificidades da infância. Há de se considerar que                                                nem só o adulto ensina a criança, mas também as crianças ensinam umas ás outras”                                                (Currículo em construção pág., 59)

Caracterização da turma
Turma da Arara
            O agrupamento é composto, em parte, por crianças que já frequentavam a escola no ano anterior. Essas crianças já conhecem a rotina, portanto, fazer roda, ir ao refeitório, hora da história, hora do parque, entre outras, são atividades já vivenciadas anteriormente. Outra parte do grupo é formada por crianças que estão frequentando a escola pela primeira vez, o que requer um período de adaptação à rotina da escola. Isso envolve habituar-se com novas pessoas (adultos e crianças), acostumar-se com a ausência da família, adquirir novos hábitos alimentares e de higiene (inclusive o desfralde e o uso adequado do banheiro). A faixa etária compreendida nesse agrupamento varia de um ano e meio até três anos.

C) Metodologia
            Partindo dos centros de interesse das crianças e também de suas necessidades, cada turma irá construir e desenvolver seus projetos, respeitando as particularidades de cada grupo. Para tanto, utilizaremos os registros individuais e coletivos, livro da sala, pesquisa com as famílias, vídeos selecionados, passeios voltados para o tema em questão, roda da conversa, caixa surpresa, literatura infantil, músicas, brincadeiras e atividades diversificadas.

D) Eixos
Eu, o mundo e as suas diversidades.
Conhecimento do próprio corpo: partes do corpo hábitos de alimentação e de higiene
      Meio ambiente: observação, exploração e preservação do espaço;
      Resgate de brinquedos e brincadeiras folclóricas e tradicionais;
       Artes plásticas: desenho e pintura (utilizando técnicas e materiais variados), recorte, colagem, modelagem; músicas variadas; histórias diversas.

Atividades:
·           Músicas nomeando partes do corpo,
·           Contorno do corpo no chão ou papel manilha;
·           Escovação e higiene antes e após as refeições,
·           Histórias relacionadas aos cuidados pessoais;
·           Atividades culinárias: salada de frutas, bolo de cenoura, bolachinhas, suco natural;
·           Construção de bonecos com características da criança realizadas pela família;
·           Músicas e poesias envolvendo os nomes;
·           Pesquisa da história do nome;
·           Construção de painel de fotos;
·           Utilização de espelho para reconhecimento e observação de si mesmo;
·           Escolha da mascote da turma, o qual visitará as famílias com proposta de atividade;
·           Passeios;
·           Cultivo de canteiros;
·           Cuidados com lixo e com água, através de discussões propostas em rodas da conversa;
·           Exploração e observação do espaço externo, animais (insetos e pássaros) e plantas;
·           Realização de brincadeiras na rotina diária como: a galinha do vizinho, pirulito que bate-bate, ovo choco, coelhinho sai da toca, estátua, vivo morto, se eu fosse um peixinho, tango-tango, serpente, brincadeiras com bola, corda, bambolê, fantasias, casinha de boneca;
·           Como recursos para histórias serão utilizados: livros, fantoches, fantasias, dramatização e vídeos.

E) Avaliação
            A avaliação terá o objetivo de acompanhar o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança. Será realizada através de registros individuais e análise da produção da criança. A avaliação será contínua e orientada pelos objetivos que foram estabelecidos e utilizados como base para novos planejamentos.
            “Avaliação destina-se a obter informações e subsídios capazes de favorecer o desenvolvimento da criança e a ampliação de seus conhecimentos. Trata-se de um instrumento a ser utilizado a fim de favorecer a aprendizagem do educando. É uma atividade processual, continua integral e reflete as conquistas obtidas pela criança, de acordo com a fase de desenvolvimento em que se encontra.” (currículo em construção pág. 64)

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