Turma do Circo |
PLANO COLETIVO DE ENSINO DOS
AGRUPAMENTOS II
Professoras: Lucimara Rodrigues da Silva, Priscila Betioli,
Selma Malheiros de Melo
Monitores/agentes: Consuleide C.
de Souza, Andréa Miranda G. Santinelli, Simone dos Santos Chaves, Marina A.T.
Borges, Marly da S. Lima, Nina C. Martins, Renata de Souza, Silvana P. de
Oliveira, Roselene Batista de Oliveira, Ednéia Bovolon R. Ferreira, Patrícia
Mangelo Ponciano, Renata Ribeiro C. Magalhães
A) Objetivo geral
Ampliar os
conhecimentos, as vivências, as experiências e os saberes que as crianças
adquirem em outros espaços de vida, articulando-os ao contexto educativo.
Levando em conta as diferentes culturas das quais são provenientes, para poder
articular os diversos contextos de vivência e aprendizagens. Fortalecer as
condições que ampliem as oportunidades de interação, cooperação, construção da
autonomia, responsabilidade e
convivência em grupo.
Ajudá-las
na formação de atitudes cada vez mais elaboradas de compreensão da realidade.
Turma do Coelho |
Objetivo específico
·
Propor
um ambiente estimulador para que a criança possa se desenvolver de maneira
global, criando condições de estimulação adequada para a criança.
·
Estruturar
progressivamente os dados da realidade, organizando-os de maneira a adquirir o
conhecimento físico, afetivo e social.
·
Ampliar
a capacidade de expressar o seu pensamento.
·
Interagir
com objetos a fim de conhecê-los através da ação.
B) Justificativa
Visto que a
criança constitui-se como sujeito único e histórico, integrante de família que
são igualmente singulares em uma sociedade concreta, o planejamento visa
orientar a ação educativa na estruturação de seu cotidiano.
“Ensinar consiste em proporcionar á criança
aprendizagens significativas,partindo dos
conhecimentos prévios que ela possui, relacionando de forma contextualizada os conhecimentos
novos aos já existentes. Respeitando-se a fase de desenvolvimento pessoal
de cada criança e as
especificidades da infância. Há de se considerar que nem só o adulto ensina
a criança, mas também as crianças ensinam umas ás outras” (Currículo
em construção pág., 59)
Caracterização da turma
Turma da Arara |
O
agrupamento é composto, em parte, por crianças que já frequentavam a escola no
ano anterior. Essas crianças já conhecem a rotina, portanto, fazer roda, ir ao
refeitório, hora da história, hora do parque, entre outras, são atividades já
vivenciadas anteriormente. Outra parte do grupo é formada por crianças que
estão frequentando a escola pela primeira vez, o que requer um período de adaptação
à rotina da escola. Isso envolve habituar-se com novas pessoas (adultos e
crianças), acostumar-se com a ausência da família, adquirir novos hábitos
alimentares e de higiene (inclusive o desfralde e o uso adequado do banheiro).
A faixa etária compreendida nesse agrupamento varia de um ano e meio até três
anos.
C) Metodologia
Partindo
dos centros de interesse das crianças e também de suas necessidades, cada turma
irá construir e desenvolver seus projetos, respeitando as particularidades de
cada grupo. Para tanto, utilizaremos os registros individuais e coletivos,
livro da sala, pesquisa com as famílias, vídeos selecionados, passeios voltados
para o tema em questão, roda da conversa, caixa surpresa, literatura infantil,
músicas, brincadeiras e atividades diversificadas.
D) Eixos
Eu, o mundo e as suas diversidades.
Conhecimento do próprio corpo: partes do corpo hábitos de
alimentação e de higiene
Meio ambiente:
observação, exploração e preservação do espaço;
Resgate de
brinquedos e brincadeiras folclóricas e tradicionais;
Artes plásticas: desenho e pintura
(utilizando técnicas e materiais variados), recorte, colagem, modelagem;
músicas variadas; histórias diversas.
Atividades:
·
Músicas
nomeando partes do corpo,
·
Contorno
do corpo no chão ou papel manilha;
·
Escovação
e higiene antes e após as refeições,
·
Histórias
relacionadas aos cuidados pessoais;
·
Atividades
culinárias: salada de frutas, bolo de cenoura, bolachinhas, suco natural;
·
Construção
de bonecos com características da criança realizadas pela família;
·
Músicas
e poesias envolvendo os nomes;
·
Pesquisa
da história do nome;
·
Construção
de painel de fotos;
·
Utilização
de espelho para reconhecimento e observação de si mesmo;
·
Escolha
da mascote da turma, o qual visitará as famílias com proposta de atividade;
·
Passeios;
·
Cultivo
de canteiros;
·
Cuidados
com lixo e com água, através de discussões propostas em rodas da conversa;
·
Exploração
e observação do espaço externo, animais (insetos e pássaros) e plantas;
·
Realização
de brincadeiras na rotina diária como: a galinha do vizinho, pirulito que
bate-bate, ovo choco, coelhinho sai da toca, estátua, vivo morto, se eu fosse
um peixinho, tango-tango, serpente, brincadeiras com bola, corda, bambolê,
fantasias, casinha de boneca;
·
Como
recursos para histórias serão utilizados: livros, fantoches, fantasias,
dramatização e vídeos.
E) Avaliação
A avaliação
terá o objetivo de acompanhar o processo de desenvolvimento e aprendizagem da
criança. Será realizada através de registros individuais e análise da produção
da criança. A avaliação será contínua e orientada pelos objetivos que foram
estabelecidos e utilizados como base para novos planejamentos.
“Avaliação destina-se a obter informações
e subsídios capazes de favorecer o desenvolvimento da criança e a ampliação de
seus conhecimentos. Trata-se de um instrumento a ser utilizado a fim de
favorecer a aprendizagem do educando. É uma atividade processual, continua
integral e reflete as conquistas obtidas pela criança, de acordo com a fase de
desenvolvimento em que se encontra.” (currículo em construção pág. 64)
Nenhum comentário:
Postar um comentário