PLANO COLETIVO DE ENSINO DOS AGRUPAMENTOS I
Professoras: Marcia Regina Vicentin e
Marcela Seber Fais
Turma do Patinho |
Turma da Joaninha |
Monitores/agentes: Edinéia Perissato, Eliana
A. F. Nito, Emilene de J. Guimarães, Larissa Ap. Beneduzzi, Paula P. dos
Santos, Renata C. De Oliveira, Renata M. da Silva, Rosimeire de F. Monferdine,
Samuel G. Ferreira, Simone Ap. de Oliveira, Stephanie R. Vianna, Vanessa C. da
S. Santana.
Objetivo Geral:
Trabalhar o lúdico no
desenvolvimento cognitivo, social, emocional e moral da criança.
- Valorizar as relações desenvolvidas dentro da unidade de educação infantil para a aprendizagem.
- Trabalhar situações que possibilitem à criança perceber-se enquanto indivíduo, o conhecimento de si mesmo e do outro.
- Promover situações de atividades que estimulem o desenvolvimento das múltiplas linguagens: plástica, lógico-matemática, espacial, musical, linguística e outras.
Justificativa:
O
AGI A conta com 24 crianças matriculadas na faixa etária de 03 meses a 1 ano.
Os de 03 meses iniciarão a adaptação aos 04 meses. Para maioria esse é o
primeiro contato com a vida escolar.
Elas
não andam,algumas engatinham e outras não sentam. Há crianças que estão sendo
amamentadas,outras não foram ainda introduzidas o suco,papinha e frutas nas
refeições. Elas se comunicam pelo olhar, pelo corpo e choro, ainda não
verbalizam.
No
AGI B a faixa etária está focada entre 1 e 2 anos que completarão até dezembro
de 2012. São crianças em sua maioria que nunca frequentaram escola. Seu andar ainda
está em desenvolvimento e não falam fluentemente,emitem sons que se faz
entender e estão descobrindo o meio social e físico. Estão se alimentando com
alimentos sólidos e leite em copos de transição.
Diante de uma série de mudanças
importantes na vida das crianças o período de adaptação é fundamental para que
se sintam acolhidas,seguras e confortáveis.
Metodologia:
É
construída a partir do conhecimento das crianças e particularidades do grupo.
Na adaptação se faz necessário
muito contato físico, músicas, brinquedos e brincadeiras considerando-se também
o esforço do conjunto da equipe de profissionais da escola e dos pais .
A
adaptação é feita em qualquer época do ano, a partir da necessidade da criança
que inicia no CEMEI, observando a alimentação e o choro.
A
rotina é introduzida gradativamente no período de adaptação, ela é um
instrumento que irá direcionar o trabalho pedagógico. A rotina alimentar
constitui-se de: acolhida, café da manhã e ou mamadeira, suco, higiene e
trocas, almoço, repouso, mamadeira, café da tarde e ou papinha de frutas,
jantar e mamadeira.
Nos
intervalos da rotina são desenvolvidas atividades com músicas, brinquedos e
brincadeiras. Também são utilizados os diferentes espaços do CEMEI: pátio,
parque, biblioteca, casinha, tanque de areia, lousa de azulejo e solário.
Eixos de trabalho
Descobrindo eu e outro
Formação social e pessoal
Objetivos Específicos
·
Experimentar
e utilizar os recursos de que dispõem para a satisfação de suas necessidades
essenciais, agindo com progressiva autonomia .
·
Desenvolver
o sentimento de pertinência ao grupo,dentro de uma relação de troca e
cooperação.
·
Familiarizar-se
com a imagem do próprio corpo.
·
Interessar-se
progressivamente pelo cuidado do corpo,executando ações simples relacionadas à
saúde e higiene.
Atividades
·
Brincadeiras
que expressam emoções, sentimentos, desejos e necessidades: retribuir acenos e
sorrisos; cumprimentar e despedir-se.
·
Incentivo
a expressar-se para manifestar o desejo: alimentação, proteção, carinho.
·
Experiências
que possibilitem o relacionamento progressivo com mais crianças, com seus
educadores e com demais profissionais da creche, demonstrando suas necessidades
e interesses.
·
Exploração
da imagem no espelho trabalhando a expressividade de cada um : caretas,
mímicas,brincadeiras com a própria imagem.
Descobrindo o
corpo e o movimento
Objetivos
específicos
·
Explorar
as possibilidades para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações.
·
Reconhecer
os diversos espaços do CEMEI,como sua sala,refeitório,solário,parque;tanque de
areia,etc.
·
Deslocar-se
com destreza progressiva no espaço,desenvolvendo atitudes de confiança nas
próprias capacidades motoras.
Atividades
·
Experiências
com possibilidades expressivas dos gestos mímicas faciais e do movimento
global, nas situações cotidianas e lúdicas.
·
Exploração
de diferentes posturas corporais, como sentar-se em diferentes
inclinações,deitar-se em diferentes posições,ficar apoiado na ponta dos pés com
e sem ajuda,arrastar-se,engatinhar,rolar,andar,correr,saltar,etc.
·
Subir
e descer pequenos obstáculos.
·
Ações
onde a criança experimente com o corpo noção de equilíbrio, impulso, força,
velocidade, flexibilidade e direção.
·
Exploração
dos ambientes da U.E.
·
Brincadeiras
com cordas, bambolês, pneus, triciclos e carrinhos.
DESCOBRINDO AS DIFERENTES
LINGUAGENS
Musical/ Artes
visuais/ Oral e outras
Objetivos
específicos
·
Ouvir,perceber
e discriminar sons diversos e fontes sonoras.
·
Perceber
as variações de ritmo através de dança,palmas,instrumentos,batimentos de mãos e pés e movimentos dirigidos.
·
Oportunizar
o conhecimento de mundo manipulando diferentes objetos e materiais,explorando
suas características e propriedades,entrando em contato com formas diversas de
expressão artística.
·
Ampliar
as possibilidades na participação de variadas situações de comunicação oral.
Atividades
·
Brincadeiras
cantadas,acalento,brincadeiras com palmas e movimentos corporais.
·
Exploração
de materiais sonoros como: chocalhos,guizos,sinos e brinquedos sonoros.
·
Escuta
de obras musicais variadas (eruditas,populares,infantis)
·
Hora
do canto momento de integração entre os agrupamentos AeB.
·
Jogos
de estimulação da percepção auditiva e imitação gestual.
·
Brincadeiras
com a produção de sons vocais diversos,imitando,criando e se comunicando
através da linguagem musical.
·
Exploração
de materiais que possibilitem a experimentação artística: desenho com tintas,
giz de cera, giz de lousa, areia, cola, comestíveis de gelatina,
materiais que ofereçam além da plasticidade e do movimento, a capacidade de estimulações
sensoriais.
·
Manipulação
de diferentes objetos e materiais, explorando suas texturas, características,propriedades de
manuseio nas diversas formas de expressão artística.
·
Contação
de histórias valorizando falas das personagens, imitando gestos e sons,
estimulando o faz-de-conta.
·
Estimulação
da fala por meio da interação com o outro por: gestos, sinais, objetos, figuras
e linguagem corporal.
·
Linguagem
oral para: conversar, brincar,
cantar, comunicar-se, expressar desejos, vontades, necessidades, sentimentos,
nomear pessoas, objetos e animais.
DESCOBRINDO O MEIO
FÍSICO E O CONHECIMENTO LÓGICO
Natureza e
Sociedade / Matemática
Objetivos
específicos
·
Explorar
o ambiente para que possa relacionar com pessoas, estabelecer contato com
animais, plantas, objetos diversos manifestando curiosidade e interesse.
·
Estabelecer
aproximações e algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano.
Atividades
·
Participação
em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos, canções e ritmos que
digam a respeito às tradições culturais de
sua comunidade e de outros grupos.
·
Desenvolvimento
de atitudes, manutenção e preservação dos espaços coletivos.
·
Exploração
de diferentes objetos de suas propriedades (som, odor, forma, tamanho, textura,
peso, consistência, movimento, temperatura).
·
Conhecimento
do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas,
motoras e perceptivas (auditiva, visual, tátil, gustativa e olfativa).
·
Contato
com animais e plantas.
·
Utilização
de objetos para exploração de suas possibilidades associativas (empilhar,
rolar, transvazar, encaixar, lançar).
·
Noções
de tempo e espaço na rotina diária.
·
Utilização
de vocabulário pertinente nas diversas situações (dentro, fora, embaixo, em
cima, em pé, deitado).
Avaliação
A avaliação ocorrerá através dos
registros escritos (planejamento, diário do professor, portfólio coletivo da
sala) e registros fotográficos diários das situações observadas durante as
atividades dirigidas,pedagogicamente planejadas para a intervenção exploratória
da criança ocorridas espontaneamente no cotidiano escolar;objetivando ter
material concreto para descrever o desenvolvimento e progresso da criança,
como: a interação com os colegas e adultos,a comunicação verbal, a iniciativa
em diferentes situações,o desenvolvimento físico e motor e a autonomia nas
refeições.
A avaliação também irá indicar
novas iniciativas pedagógicas.
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