As férias escolares funciona como um tempo de descanso , de lazer , mas
também de comunicação de novas experiências e de acompanhamento do
crescimento. Para compreendermos a importância da Família neste momento de
lazer, precisamos citar Piaget , um grande educador, que nos fala sobre a
tomada de consciência da criança como um ser individual que cresce com seu
aprendizado no convívio com o outro: “A
consciência do eu individual é, pois, por um lado, um produto e uma condiçäo de
cooperaçäo" (Piaget, 1932: 318-9).
Atribuímos à condição de cooperação, a grande importância da
relação com a Família, em momentos prazerosos de lazer, de convívio
afetivo, de troca de opiniões, de liberdade de pensamento, através do
lúdico e do brincar; no espaço mágico da diversão, do brinquedo e do
jogo, da imaginação e da estória, no livro, no teatro, no cinema , nos museus;
e nos espaços livres, do campo, da praia, do quintal , do pensamento, das
idéias. ..
“Toda criança tem direito a
Brincar”. (ECA)
Planejar os passeios, atender aos pedidos curiosos , sugerir
espaços de diversão , são algumas atitudes das famílias neste
momento. Dar atenção aos interesses da criança e mostrar que existem espaços
desconhecidos que poderão ser mágicos. Quando o adulto convida para um
passeio, uma diversão , deve estar cuidadosamente atento que esta escolha
mostre a sua criança o quanto este adulto conhece seus desejos e interesses. É
frustrante quando a família ,ao escolher o passeio, não leva em conta o
prazer da criança, mas sim o espaço que será prazeroso para ele, o adulto. A
cooperação e o acompanhamento ao desenvolvimento que nos referimos acima, diz
respeito aos espaços de diversão desta criança, momento nos quais serão
desvendados os valores, os limites, os temores, os conflitos com os
quais conviveu na escola, no controle, nas normas, nas descobertas e na
descoberta das diferenças naquele espaço; e serão
apresentados para que a Família acompanhe sua criança na construção dos
valores sócio-afetivos.
Algumas famílias recebem as férias como momento de sacrifício e
lamentam que as crianças não estarão na escola, diariamente, por algumas horas
. Pense bem : como qualquer pessoa, na possibilidade de estar com o outro,
ficasse evidenciando ser este um momento e “trabalho” e “cansaço”. A falta de
afeto decepciona a criança, a falta de atenção a isola e afasta, esconde
seus pensamentos, questiona sua auto-estima e provoca comportamentos
confusos e incoerentes. Algumas se agitam e aprontam situações que chamam a
atenção e provocam punições ( ao menos a atenção pela punição!....). Outras se
evadem incapazes de demonstrar seus sentimentos, se fecham, se escondem por
detrás do computador ou do vídeo game, ou....Em ambas reações, poderão
ser prezas fáceis na adolescência.
Sabemos da realidade das famílias ,do período de férias das
crianças , que não coincidem com as férias dos adultos , sabemos da falta de
dinheiro para diferentes passeios , sabemos do tempo reduzido e do cansaço....
mas é de qualidade e atenção que falamos.... é na evidência prazerosa de que a
criança está de férias, bem merecidas , um tempo de descanso , e dentro da
realidade de cada família o planejamento feliz deste período . Se
não há como viajar a outros lugares, haverá como viajar em leituras ou
contação de estórias, se não há como comprar ingressos , há de se
divertir na pracinha , no campo ou na visita a um alguém muito querido. se não
há como descobrir novos espaços , há de se descobrir novas idéias com
conversas e diálogos, espaços de conhecimento do pensar, da criança , e
na sua leitura de mundo, do que esta aprendendo a conhecer. O importante é
intensificar os momentos de estar juntos , mesmo o momento único de
colocá-los na cama , para dormir... e ouvir sobre seu dia , seus brinquedos
seus desejos, de amanhã..... Intensificar porque eles devem acontecer mesmo que
não estejam de férias ....mas nas férias, serem premiados pela presença e pela
importância de um período de folga, diante de tantas cobranças que o cotidiano
disciplinar envolve desde cedo, os direitos à escolha de momentos
prazerosos ....de não fazendo nada, tudo poder fazer....
(PROF. Ângela Paiva, Pedagoga,Orientadora Educacional,Secretária da
ASFOE e Diretora da NUFEP)
Lembramos que o Recesso Escolar será de 13 a 28 de julho
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