quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Doenças comuns na Primavera: fiquem atentos!


Com a chegada da primavera, aumentam também os casos de doenças como catapora, roséola, escarlatina e eritema infeccioso.
Essas mudanças de estação são propícias para a proliferação de vírus e bactérias que causam essas doenças e é importante se proteger, principalmente no caso das crianças, que devem manter a carteira de vacinação em dia.

A transmissão da catapora acontece por vias respiratórias ou pelo contato direto com as lesões, mas é muito raro a pessoa pegar a doença mais de uma vez, ou seja, quem já teve não se contamina mais. Os primeiros sinais da doença são febre e lesões, que começam como manchas, viram bolhas e depois estouram. Após essa fase, não há mais risco de contágio.
É importante evitar também que principalmente as crianças não cocem as lesões para não provocar infecções na pele e, para isso, as pediatras indicam cortar as unhas dos bebês.
O tratamento para a catapora costuma ser com medicamentos antialérgicos, que ajudam a minimizar a coceira. Talco mentolado e pasta d'água também ajudam a secar as feridas. Mas o paciente com catapora nunca deve tomar AAS porque pode causar uma doença chamada Síndrome de Reye.
Para prevenir, as médicas recomendam a vacina, que ainda não está disponível no SUS. Porém, conforme o Ministério da Saúde, a partir de agosto de 2013, a vacina vai estar disponível na rede pública, juntamente com a tríplice viral, contra sarampo, caxumba e rubéola.
A dica da pediatra Helena Sato é tomar essa vacina antes de viajar para qualquer lugar do mundo para prevenir principalmente o sarampo.

Ao contrário da catapora, não há vacina contra a roséola. Mais comum em crianças até os 3 anos de idade, ela também causa febre alta e manchas pelo corpo. O diagnóstico é clínico e a principal dica é controlar a temperatura para evitar convulsões.Já a escarlatina pode ser transmitida pelo contato com a saliva ou secreção nasal e, além da febre alta, pode também provocar um aspecto de framboesa na língua.
É importante levar a criança ao médico para tratar a doença com antibióticos aos sinais dos primeiros sintomas. Se não tratada adequadamente, pode haver complicações graves que se manifestam quando a doença parece curada, como a meningite e o reumatismo infeccioso.
O eritema infeccioso também é uma doença viral, transmitida pela secreção nasal, que afeta principalmente crianças e adolescentes. No início, a infecção pode não apresentar sintomas, mas pode apresentar febre baixa e a mancha fica mais evidente quando exposta ao sol. Não existe vacina contra esse vírus, por isso é importante evitar o contato com pessoas doentes.

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/09/casos-de-catapora-sao-mais-comuns-na-primavera-veja-como-se-proteger.html





Nenhum comentário:

Postar um comentário